sábado, 16 de março de 2013

Não prendeis a Julgo desigual



Não prendeis a Julgo desigual


               “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”( II Co 6 14-18).


Pregamos muito sobre o amor e às vezes, acabamos a banalizando á Doutrina da separação, essa talvez seja á ideia de muitos, liberais, não que temos que viver alienados no mundo, não é isso, mas é necessário haver uma diferença de comportamento do Cristão para o não Cristão. Agora o que dizer de muitos que tem mudado os valores da palavra de Deus, não levam á serio á doutrina da separação se misturam, são como camaleão, vivem de acordo com o ambiente.
O versículos quatorze á acima é categórico, não podemos nos “prender a jugo desigual”, isso não pode ser ignorado tem que ser ensinado nas igrejas, não podemos passar por cima. Jugo aqui da uma ideia de domínio, sujeição. O nordestino conhece muito esse negocio de Jugo, porém talvez com outro nome “Canga”. A canga (jugo) serve para emparelhar bois para puxar o arado, ou carro de boi etc. Agora façamos as seguintes comparações é possível emparelhar um boi e um jumento, daria certo esse negocio? É obvio que não, pois isso ai é julgo desigual. Quando o apostolo Paulo exorta os irmãos de Corinto á não se prender a julgo desigual, ele estava dizendo a eles para não se misturar em suas praticas pagas. É interessante que ligada á exortação para não se perder a jugo desigual, temos cincos perguntas retoricas: 1º pode haver sociedade entre a justiça e a iniquidade? 2º Ou comunhão, da luz com as trevas? 3º Que harmonia entre Cristo e o maligno? 4º Ou que a união do crente com o incrédulo? 5º   Que ligação há entre o Santuário de Deus e os ídolos? Essas perguntas é o teor da mensagem Paulina, é fato não pode haver mistura, mistura aqui não está relacionada no sentido físico, mas sim espiritual, é verdade que haverá ambiente que os cristãos não podem está fisicamente nem espiritualmente.
Estamos vivendo no apagar das luzes, há uma mistura desproporcional dos que se dizem cristãos com as trevas. Talvez você questione mais para pregar temos que misturar. Espere um pouco, não é bem assim não, visitar um incrédulo, prostituta, um alcoólatra, não significa que estamos misturando. Misturar seria seguir os mesmos padrões que eles seguem, é praticar as mesmas coisas que eles praticam, é viver da forma que eles vivem é andar como eles vivem agora nós somos nova criatura “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (Co 5.17). Fomos chamados para fazer á diferença brilharmos.
“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”(Fl 2.15).
Não podemos esquecer de pregar em nossas igreja, a doutrina da separação, treva é treva e luz é luz e ambas não se misturam. Que a maravilhosa graça de Deus nos ajude a viver em santidade só para agrada-lo até a volta do seu filo Jesus.
Referencias Bíblica para meditação
Colossenses 3.1-
1-PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 - Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4 - Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória
5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6 - Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 - Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas
8 - Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
I Tessalonicenses 4.1,3-5, 7
1 - FINALMENTE, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais
3 - Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
4 - Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
5 - Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
7 - Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
Romanos 12:1-2
1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Hebreus 12:14
14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;